FAQ - Dúvidas Frequentes Assentamento

Abaixo você encontra as respostas às dúvidas mais comuns. Mas caso precise entre em contato conosco que teremos prazer em lhe ajudar com mais informações.



01 - O que é a Hiperliga®?

Hiperliga® é uma Argamassa Polimérica especialmente desenvolvida para o assentamento de tijolos / blocos na construção de paredes e também usada para reparos, fixação e reboco. Aplicável em materiais como: concreto, cerâmica, ferro, vidro, alumínio, pedra, madeira, entre outros.

02 - Quais as vantagens da Hiperliga® com relação à argamassa convencional? 

  • Excelente resistência na estrutura, inclusive com menor peso estrutural (a cada 25 m² 1.000 Kg menos peso na estrutura);
  • Velocidade de assentamento de tijolos / blocos até 3 vezes mais rápida;
  • Menor custo por m² de parede;
  • Economia na argamassa de reboco;
  • Ancoragem de tijolos / blocos em pilares de concreto sem uso de tela, grampo, etc;
  • Ecológica, sem desperdício, nem sujeira.

03 - E quais as recomendações do produto?

A principal recomendação da Hiperliga® é que ela não pode ser utilizada com qualquer tipo de tijolos / blocos por não acomodar diferenças acima de 3 mm entre as peças, o que pode acontecer quando usamos tijolos / blocos de baixa qualidade e fora da Normatização Brasileira. Em geral quando isso acontece temos maior dificuldade de nivelamento dos tijolos / blocos durante a construção e consequentemente queda de produtividade;

E para obras de alvenaria estrutural (onde não há uma estrutura de concreto e a parede é a única estrutura existente) solicitamos a aprovação do engenheiro respinsável pelo projeto estrutural.

04 - Qual o tempo de secagem?

A secagem inicia entre 6 e 12 horas e a cura a partir de 24 horas em climas secos e quentes. O tempo de secagem e cura do produto pode ser diferente conforme os tipos de tijolos / blocos utilizados e as condições climáticas.

05 - Qual a resistência da Hiperliga®?

Adesão ou Fixação, Tração na flexão, Compressão, Impactos: tanto de corpo duro como de corpo mole, Térmica, Umidade, Estanqueidade, entre outros.

06 - Como o produto acomoda tensões com apenas 2 filetes da aplicação?

A Hiperliga® é uma Argamassa Polimérica, mas flexível e com capacidade maior de acomodar tensões, mesmo com apenas 2 filetes da aplicação do que a argamassa convencional. Nos ensaios de resistência à compressão com diferentes tipos de tijolos / blocos, prismas de Hiperliga® alcançaram resistência similar ou superior à resistência de prismas da argamassa convencional.                                                                                                                 

07 - Como pode uma junta tão fina acomodar deformações e dilatações de uma estrutura?

As deformações horizontais na estrutura são acomodadas pelo encunhamento (junção da alvenaria com a laje ou viga superior), com argamassa de encunhamento ou massa expansiva. Deformações verticais (espaço de 3 mm ou menos entre os tijolos / blocos) serão acomodadas com a argamassa de emboço / reboco.

08 - O que impede que se utilize a argamassa convencional (base cimentícia) da mesma forma que a Hiperliga® (dois filetes e uma junta fina)?

A argamassa convencional é mais rígida do que a Hiperliga®. Por esse motivo, usando apenas 2 filetes, a argamassa convencional apresentaria várias patologias construtivas e seria incapaz de acomodar tensões e deformações às quais ela será submetida durante sua vida.

09- O fato de não encabeçar os blocos (deixar a junta vertical seca) não piora o desempenho da alvenaria?

Não. Ela inclusive melhora o desempenho em pelo menos dois aspectos:

Estanqueidade: 

A Hiperliga® tem um bom desempenho de estanqueidade (resistência a infiltração de umidade) A ausência de juntas verticais deixa um pequeno espaço vazio entre o reboco externo e o interno, agindo como um isolante e impede a propagação por capilaridade da umidade externa para o interior.                                              

Resistência à esforços transversais à alvenaria: 

Paredes com juntas secas foram ensaiadas conforme a norma de desempenho NBR 15.575, entre outras, e superam, tanto as exigências normativas, como também as paredes construídas com argamassa convencional.

10 - Por que o produto é mais ecológico que o método convencional?

Por três razões:                                                                                                          

1º A Hiperliga® não contém cimento: De acordo com a Associação Brasileira de Cimentos Portland, a fabricação de 1 Kg de cimento emite mais de 600 gramas de CO2 na atmosfera. Essas emissões se dão devido ao processo de descarbonatação das matérias primas e devido ao consumo de energia necessário para chegar a temperaturas de 1.450°C para o processo de fabricação. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento, a indústria do cimento em todo o mundo responde por aproximadamente 5% do total de CO2 emitido pelo homem;                                             

2º Hiperliga® não contém areia. Por eliminar a necessidade do uso de areia na mistura da argamassa convencional, a Hiperliga® contribui ainda para diminuir a retirada deste material dos leitos dos rios, uma das preocupações de autoridade ambientais em todo o planeta;

3º Hiperliga® não contém água, tanto na fabricação como na aplicação do produto. 

WhatsApp Direto

Argamassa Massa Pronta Polimérica Assentamento Assentar Tijolo / Bloco